fbpx
Há 30 anos em Manaus
Há 35 anos em Manaus!

35 anos de tradição em Manaus

Como as luzes podem afetar sua visão

A luz tem um papel crucial para a saúde humana, além de ser essencial para o funcionamento da visão, ela traz dicotomia ao olho, fornecendo ao mesmo tempo luz benéfica e prejudicial.

Existem luzes que são visíveis a olho nu, e luzes que não são visíveis1. A principal fonte de luz é o sol, seguido das fontes de luz artificais como lâmpadas, aparelhos eletrônicos e outras fontes. Parte do espectro de luz emitido pelo sol e pelas luzes artificiais é nocivo aos olhos, por isso, com o aumento da expectativa de vida, os olhos estão continuamente mais expostos à essas luzes nocivas2. Os raios UV e a luz azul são parte da luz que atingem os olhos.

A luz ultravioleta: é a parte da luz invisível que atinge os olhos, é uma fonte constante de dano aos olhos em potencial, independente das condições climáticas. A exposição ocorre diretamente dos raios do sol, entretanto mais de 50% da radiação UV que atinge os olhos é indireta, vindo de dispersão e reflexão por nuvens3. O olho é um órgão frágil, a exposição a estes raios afeta todas as estruturas oculares, pois eles penetram nos olhos em profundidades diferentes, podendo causar doenças como tumor de pálpebra, pterígio, ceratite ocular e a catarata. A catarata é uma doença ocular que tem como principal causa a exposição aos raios UV, isso acontece devido ao cristalino não ter a capacidade de substituir as células danificadas pelos raios UV, se tornando opaco com o passar dos anos.

A luz azul, também conhecida como luz visível, é em grande parte emitida ao ar livre pelo sol, mas também é encontrada em ambientes fechados em diodos emissores de luz (LEDs) “frios” presentes nos sistemas de iluminação da maioria das telas e lâmpadas. É dividida em duas partes: inclui tanto radiações azul-violeta prejudiciais (415-455nm) que podem danificar a retina, quanto ondas de luz azul-turquesa benéficas (465-495nm) e essenciais para funcionamento fisiológico normal durante o dia (funções de ritmo biológico).

A luz azul turquesa é essencial para funções visuais e não visuais. É responsável pela sincronização do relógio biológico humano4. Diversas funções fisiológicas trabalham de acordo com o relógio biológico, que age como um maestro de orquestra, permitindo a expressão das atividades fisiológicas no momento certo: estado de alerta, desempenho cognitivo, memória, temperatura do corpo, pressão sanguínea, sono, humor, entre outras5.

A luz azul violeta é a parte nociva da luz azul, correspondendo a energia mais alta da luz visível, e tem sido associada a diversos problemas oculares como: fadiga visual, olho seco, ofuscamento e danos na células da retina6. Estudos in vitro relacionaram a exposição prolongada à luz azul violeta a vários tipos de danos à retina, devido a processos oxidativos e à geração de radicais livres7. A exposição cumulativa à luz azul violeta tem efeito duplo: aumenta a produção de lipofuscina, que se acumula nas células retinianas com a idade. O acúmulo de lipofuscina nas células da retina pode contribuir para o aparecimento de drusas, que são responsáveis pela DMRI8, 9.

Gostou desse post?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Pinterest

Deixe um comentário:

Agora você faz parte da comunidade Oftalnorte!

Enviei seu cupom de desconto via email! Dá uma olhada.

Para ficar por dentro de todas as nossas promoções, faça parte do grupo de WhatsApp: